sexta-feira, 31 de julho de 2009

DIA MUNDIAL DO ORGASMO


O Dia Mundial do Orgasmo foi criado há quatro anos, na Inglaterra, por redes de sex shops.
Pesquisas feitas por essas lojas revelaram que 80% das mulheres inglesas não atingem o clímax em suas relações.

Em termos de insatisfação sexual, os brasileiros não ficam longe. A presença ostensiva de sexo na tevê sugere um povo versado e realizado sobre o assunto, fantasia esta, porém, que não condiz com a realidade.

Estudo conduzido pelo Projeto de Sexualidade da USP (ProSex) detectou que 50% das brasileiras têm problemas com a ausência de desejo, falta de orgasmo, dificuldade de excitação ou dor durante a penetração – algumas delas têm mais de uma queixa. Um paradoxo num país com sexo tão presente no cotidiano. Os homens brasileiros também têm problemas. Cerca de 12 milhões deles sofrem de alguma disfunção sexual e é certo que a insatisfação nesta área sinaliza algum problema de saúde e contribui para conflitos do casal.


CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA EM BRAILLE


Os portadores de deficiência visual ou de baixa visão já têm a opção de receber, a partir de agosto, o demonstrativo em braille da conta de energia elétrica da Light. É que a empresa acaba de lançar a Conta Braille Light, uma ação da companhia que objetiva contribuir ainda mais para a inclusão social dos portadores de deficiência, além de reforçar a importância do respeito ao cidadão.

A Conta Braille Light, embora não substitua a tradicional, que possui código de barras para pagamento da fatura mensal, traz informações na linguagem acessível ao usuário deficiente visual. O demonstrativo da conta de energia em braille será enviado anexado à fatura tradicional para as residências dos que solicitarem o serviço.

Entre as informações contidas na Conta Braille Light estão o nome e código do cliente, endereço de consumo, mês de referência, data da próxima leitura, consumo kwh, total a pagar, data de vencimento e avisos de cobrança/ leitura e faturamento.

Para requisitar o serviço, é só entrar em contato com a empresa por meio de seus canais de atendimento, tais como Disque-Light Comercial (0800 282 010), agências comerciais e pelo chat no Clique-Light (endereço na internet - www.light.com.br).

MOSTRA INTERNACIONAL DE FILMES SOBRE DEFICIÊNCIA

De 4 a 16 de agosto acontece o IV Festival Assim Vivemos, a mostra internacional de filmes sobre deficiência, no Centro Cultural do Banco do Brasil. São 24 filmes de 13 países, exibidos em vários horários.

No final do dia, sempre às quartas e quintas-feiras, serão realizados debates sobre temas específicos, congregando pessoas com deficiência, profissionais especializados, professores universitários e diretores de cinema.
Os destaques desse ano ficam por conta de Eu era surdo e não sabia (França) e Vozes de El Sayed (Israel), ambos filmes sobre questões relativas à surdez.
Somos todos Daniel (Canadá) apresenta uma turma de adolescentes autistas que cantam, dançam e interpretam.
Também serão exibidos filmes da Coréia do Sul, Armênia, Noruega, Rússia, França, Argentina, numa programação que compõe um impressionante painel multicultural.
Da safra nacional foram selecionados Sentidos à Flor da Pele, de Evaldo Mocarzel, Pindorama, de Roberto Berliner, Lula Queiroga e Leo Crivellare, Dreznica, de Anna Azevedo e O Vôo da Cegonha, de Laly Cataguases.

Mais informações no site www.assimvivemos.com.br

quinta-feira, 30 de julho de 2009

SEMENTE DE MAMÃO PODE AJUDAR A ELIMINAR VERMES



Existem vários métodos fitoterápicos para auxiliar no tratamento de combate a verminoses. Separei esta dica do Dr Marcos Stern, que sou fã...


Faça a mistura de semente de mamão e água de côco:
- 1/2 copo de sementes de mamão,
- 1/2 copo de água de côco,Bata tudo no liquidificador.

Adultos - 1 copo pela manhã em jejum
Crianças - 1/3 copo pela manhã em jejum

Refazer o exame após uma semana.

Atenção: Este tratamento não exclui uma visita ao seu médico.

Dr. Marcos Stern - Farmacêutico e Bioquímico, especialista em Fitoterapia. CRF 349 - Responsável pela farmácia fitoterápica Marana.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

ALIMENTOS PODEM AJUDAR A PROTEGER O ORGANISMO DAS GRIPES E RESFRIADOS


Durante o inverno, a tendência é se proteger do frio em ambientes fechados, o que contribui para a propagação de vírus e bactérias. Se o seu sistema imunológico estiver com alguma deficiência, as portas de entrada para as doenças típicas da estação ficam ainda mais abertas. Uma dieta com os itens certos pode ajudá-lo a se fortalecer, e, consequentemente, evitar gripes, resfriados e outros incômodos que surgem nessa época do ano. Basta reconhecer e, claro, consumir os chamados alimentos funcionais, que, além de nutrir, são capazes de afetar beneficamente uma ou mais funções do organismo, e, assim, aumentar o bem-estar e reduzir os problemas de saúde.

As pesquisas em engenharia alimentar apresentam resultados que algumas vezes podem ser contraditórios - que o diga o ovo, que de vilão passou a ser o mocinho das refeições. No entanto, algumas referências são clássicas e têm eficiência comprovada já há algum tempo.

Veja a seguir o que deve ser incluído na dieta para "turbinar" seu sistema imunológico.

Vitamina C
Exemplos: frutas com sabor cítrico, como laranja, tangerina, abacaxi, maracujá, acerola e morango.
Muitas pessoas aumentam a ingestão de vitamina C durante o inverno, pois ela contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. No entanto, segundo Fabiana Schmidt, nutricionista da clínica Ágape, em São Paulo, o organismo humano absorve no máximo 80 miligramas de vitamina C por dia (valor compatível a um homem adulto; para as mulheres essa quantia cai para 65ml). O que passa dessa conta simplesmente é eliminado junto com a urina. Isso acontece, por exemplo, com os suplementos vitamínicos, que em média oferecem 1 grama do nutriente. Além do "desperdício", a vitamina C em excesso pode se tornar um agente oxidante, em outras palavras, contribui para o envelhecimento.

O consumo diário de duas frutas é a quantidade ideal. Mas aqui cabe outro alerta da nutricionista: "A vitamina C é sensível à luz, calor e ao oxigênio. Por isso, as frutas devem ser consumidas extremamente frescas". De acordo com Fabiana, não adianta comer uma fatia de abacaxi que estava exposta em um restaurante self service, pois após 15 minutos de contato com o ar, a fruta perde sua concentração de vitamina C. "Confie mais nos alimentos da sua casa". E ela ensina: "frutas com vitamina C não devem ser guardadas na geladeira (sensibilidade à temperatura) e para conservá-la, depois de cortadas, sele-as com um papel filme".

Probióticos
Exemplos: leites fermentados, iogurte com lactobacilos, fibras solúveis encontradas nas frutas (inclusive em suas cascas) e cereais integrais.
Os probióticos são carboidratos não digeridos pelo organismo humano e que contribuem para a manutenção da flora intestinal. "É preciso ter um bom funcionamento do intestino, pois é lá que começa a defesa do organismo", alerta Lara Natacci, nutricionista da Nutri Vita Assessoria Nutricional.

Segundo a profissional, se as bactérias do aparelho digestivo não estiverem desempenhando adequadamente seu trabalho, as vitaminas e minerais consumidos não serão absorvidos da forma que deveriam. Um dos grandes vilões para a destruição do equílibrio intestinal, de acordo com Lara, é o antibiótico, que por conta do aumento do índice de doenças, é mais ingerido justamente no inverno. "Além de acabar com as bactérias ruins, ele também destrói as que trabalham a favor da nossa saúde", explica.

Ômega 3
Exemplos: linhaça e peixes gordurosos - salmão, atum e sardinha.
Como não é produzido pelo nosso organismo, o ômega 3 deve ser incluído na dieta. E sua principal função contra as doenças de inverno é o poder antiinflamatório. A nutricionista Lara Natacci recomenda uma porção de peixe duas ou três vezes por semana. Já a linhaça pode ser consumida diariamente e de duas formas: a semente triturada - como ingrediente para vitaminas ou adicionada à refeição como farinha - e em óleo. "Como o azeite de linhaça não possui um sabor agradável, indico que seja misturado na mesma proporção ao azeite de oliva ou de macadâmia", diz Lara.

Vegetais com folhas verde-escuras
Exemplo: rúcula e agrião.
A nutricionista Fabiana Schmidt cita esse grupo alimentar como fonte de ácido fólico e excelente para fortalecer o sistema imunológico. A quantidade mais apropriada é de 250ml (uma xícara de chá) por dia. Para conservá-los, é indicado o armazenamento na geladeira.

Alho
Quem nunca ouviu falar que um chazinho de alho faz bem para quem está com aquele mal-estar de gripe? Fabiana diz que muito dessa fama deve ser creditada ao efeito psicológico. "Ele provoca uma sensação agradável, assim como uma sopa". No caso da bebida quente, é bem-vinda a adição de canela, que é um agente expectorante.

Caráter emocional à parte, o alho, pode sim, contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico. Mas para ter esse efeito é preferível optar pelo consumo em cápsula. "O óleo de alho em cápsula possui quase 1 grama do princípio ativo. Já o chá não concentra mais que 100 miligramas," explica Fabiana. A única contra-indicação é para quem sofre de gastrite moderada ou forte, pois a cápsula é um pouco ácida e, claro, para quem não quer ficar com uma halitose acentuada.

A nutricionista Lara Natacci destaca ainda outra característica do alho: antitossígeno. Ou seja, pode ser usado para acalmar a tosse e combater alguns sintomas de doenças crônicas do aparelho respiratório.


Fonte: Terra

terça-feira, 28 de julho de 2009

DICAS PARA CONTROLAR O ESTRESSE E SINTOMAS DEPRESSIVOS



Depressão é uma doença e, como uma doença, nem sempre é possível evitar que ela se instale. Mas sintomas depressivos podem ser causados por estresse – e isso sim pode ser evitado.
Se você quer viver a vida tranquilamente e garantir que não vai ser acometido por aquela tristeza incômoda, confira aqui as dicas do psiquiatra Geraldo Possendoro. Antes, no entanto, vamos entender por que o estresse causa depressão. E, para isso, é preciso entender o que é o estresse. “Estresse não é apenas ansiedade”, explica Possendoro.
“É uma situação que ocorre quando a pessoa está exposta a uma ansiedade crônica, repetida”.

Funciona assim: toda vez que você fica ansioso, seu organismo libera um hormônio chamado “cortisol”. “Esse é um hormônio importante, que tem um papel que nos protege”, afirma o médico.
“Quando estamos ansiosos, o cérebro entende que estamos sob ameaça. Ele aumenta o cortisol, que aumenta a glicose sanguínea. A glicose sanguínea é o combustível que faz com que nós possamos andar, falar ou até fugir e lutar numa situação difícil”, explica Possendoro.

Ou seja, o cortisol é uma coisa boa. Mas, com moderação. “Esse mecanismo, quando é acionado repetidamente, prejudica o sistema imunológico e aumenta a morte celular, principalmente de neurônios”, diz o psiquiatra. Sim, cada vez que você se estressa, você perde neurônios.

Quer mais motivo que esse para tentar ficar calminho? Estresse a longo prazo gera depressão, queda de cabelo, alergias e infecções freqüentes. E, embora pareça difícil se livrar desse vilão, não é impossível.


Dicas:
Alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes.
Praticar exercício físico regular e com orientação de um profissional
Mudar de ambiente. Procure ambientes agradáveis.


Veja o vídeo com a explicação do especialista que foi publicada no G1

segunda-feira, 27 de julho de 2009

PUDIM DE BETERRABA



Hoje a Dona Xepa falou desSe pudim. É bem saboroso...


Pudim de beterraba


Ingredientes e Preparo:

3 copos (americano) de água que cozinhou a beterraba
1 copo (americano) de suco de laranja;
3 colheres (sopa) bem cheias de maisena (amido de milho);
10 colheres (sopa) de açúcar;
Raspas da casca de uma laranja.

Preparo:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até espessar.
Coloque em uma fôrma de pudim, previamente molhada.
Deixe esfriar e leve ao refrigerador.
Desenforme depois de bem frio.




DISQUE GRIPE SUÍNA

A partir de hoje o Estado do Rio vai oferecer um serviço de teleatendimento chamado Disque Gripe Suína para tirar dúvidas sobre a nova doença através do número 0800 2810100.

O serviço vai funcionar das 6h às ONZE E MEIA DA NOITE na mesma central de atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O objetivo é evitar que pessoas que estejam com suspeita de gripe procurem imediatamente hospitais ou UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento). O secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes informou que 250 pessoas serão capacitadas para realizar o serviço de teleatendimento.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

AZIA, SENSAÇÃO DE QUEIMAÇÃO NO PEITO E DORES NO ESTÔMAGO


O mito chamado gastrite nervosa. Sintomas da dispepsia funcional e do refluxo, como as dores de estômago e a azia, popularizaram erroneamente a disfunção

Azia, sensação de queimação no peito e dores no estômago. Quem sentiu algum desses sintomas certamente já ouviu que está sofrendo da famosa gastrite nervosa. No entanto, especialistas afirmam que o diagnóstico menos possível para esses sintomas seja a própria gastrite.
Isso ocorre porque a doença não existe na medicina. O nome se tornou popular para outros dois problemas: a dispepsia funcional e a doença do refluxo. A dispepsia é um distúrbio no aparelho digestivo, dificultando a digestão dos alimentos. O refluxo é o retorno do ácido gástrico do estômago para o esôfago - ocorre devido a um defeito na válvula que controla a passagem de alimento de um órgão para o outro. Como essa válvula não fecha direito, o líquido passa para o esôfago, machucando as paredes do órgão, causando azia e queimação.
A gastrite é uma inflamação na parede do estômago e pode ser do tipo aguda ou crônica. Da forma aguda, a doença aparece repentinamente, causando náuseas e vômitos, e permanece por dois ou três dias. Pode ser desencadeada por álcool, antiinflamatórios, remédios à base de ácido acetilsalicílico ou estresse.
Causada pela bactéria Helicobacter pylori, a gastrite crônica é de longo prazo, mas não apresenta sintomas. Segundo o gastroenterologista da Santa Casa de Porto Alegre Idilio Zamin Júnior, a transmissão é feita geralmente pela água e por alimentos contaminados pelo bacilo. Ele diz que a única forma de se identificar esse tipo de gastrite é por meio da endoscopia e biópsia.
- Quando o paciente está com dor e não se encontra nada na endoscopia, costuma-se chamar popularmente de gastrite nervosa.
Existem fatores desencadeantes para os sintomas da dispepsia funcional e do refluxo. Um deles é o estresse, e por isso surgiu o apelido - diz Luiz Edmundo Mazzoleni, professor de gastroenterologista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Tanto para a gastrite aguda quanto para a crônica o tratamento é feito por meio de medicamentos. Contudo, Mazzoleni explica que o tipo de remédio depende do tipo da gastrite e do motivo que a originou. Quando se trata da Helicobacter pylori recomenda-se o uso de antibióticos.
- Uma das principais formas de tratamento para essa doença continua sendo a alimentação saudável e sem excessos. Mas é importante ressaltar que esses sintomas não são causados por inflamação grave, úlcera ou câncer e sim pelo mau funcionamento do estômago - diz Zamin.

Fonte: Zero Hora

quarta-feira, 22 de julho de 2009

ALIMENTOS PODEM INFLUENCIAR NAS DORES DE CABEÇA


Li essas informações sobre a relação entre a alimentação e as dores de cabeça na revista Boa Forma e acredito que possa ajudar evitar esse desconforto. As informações são de Cynthia Antonaccio, mestre em Nutrição pela Universidade de São Paulo, autora do livro Boa Forma em 8 Semanas (Editora Marco Zero), diretora da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar...

Se a dor de cabeça persistir, vale a pena checar a influência que a alimentação apresenta nesse sintoma.
A famosa enxaqueca pode ser causada pela presença de substâncias específicas na dieta ou pela simples ausência de alimentos durante intervalos longos, pois o jejum, mesmo que por algumas horas, causa a queda dos níveis de açúcar no sangue. Isso gera uma vasodilatação (aumento da espessura do calibre dos vasos sanguíneos), o que favorece a dor de cabeça. Por isso, estabeleça horários regulares para suas refeições, buscando intervalos de quatro horas entre uma refeição e outra.
Por outro lado, alguns alimentos contêm substâncias capazes de induzir os sintomas da enxaqueca:
• Aminoácido tiramina: presente no vinho tinto, queijo amarelo curado, peixe defumado, fígado de galinha, figo e alguns grãos.
• Cafeína: presente no café e refrigerantes à base de cola e no chocolate
• Nitritos: presente nas carnes, como toucinho defumado, salsichas, salame e outras carnes processadas
• Glutamato monossódico: um aditivo encontrado em alguns alimentos industrializados, principalmente caldos e sopas
• Adoçante aspartame: segundo estudos, quando 30 gramas são consumidos diariamente aumentam em até 9% o risco de enxaqueca em indivíduos predispostos.
A suscetibilidade a determinado alimento depende de cada pessoa. E por isso é importante que você preste atenção nos alimentos que escolhe e quais ocasionam crises de enxaqueca.
Curiosidade: alimentos muito gelados, quando em contato com o céu da boca, faringe e esôfago desencadeiam reflexos que ocasionam dor de cabeça, mas tem sintoma passageiro.

terça-feira, 21 de julho de 2009

FALAR PALAVRÃO PODE AJUDAR A ALIVIAR A DOR


Pense duas vezes antes de criticar quem solta palavrão quando dá uma topada. Um novo estudo garante: o palavrão é um recurso do cérebro para suportar a dor.
Em nome da ciência, um pessoal no Centro do Rio de Janeiro aceitou repetir uma experiência feita na Universidade de Keele, na Inglaterra. A pessoa tinha que meter a mão em um balde de gelo para ver quanto tempo agüentava. Primeiro, caprichando no palavrão. Depois, era a outra mão que ia para o gelo. Dessa vez, só palavras inofensivas. No teste realizado na Inglaterra, quando soltavam palavrões, os voluntários aguentaram em média 40 segundos a mais. Ou seja, eles sentiram menos dor.

“Quando você coloca o palavrão pra fora, você automaticamente está colocando a sua raiva, você está ativando seu mecanismo de defesa, de luta e fuga”, explica Norma Fleming, neurologista da Clínica de Dor da UERJ.

“Quando a gente ativa esse mecanismo, não há espaço para sentirmos dor, porque senão a gente não vai conseguir proteger o nosso corpo. Com isso você ativa o sistema analgésico”, completa.


CASAMENTO ENGORDA

Este foi o tema da pesquisa de hoje no Alô Bom Dia, com o Alexandre Ferreira. O tema foi tema de uma matéria exibida no Fantástico, da TV Globo, no ultimo domingo...

Pesquisa comprova que casamento engorda!
Pelo menos foi o que mostrou uma pesquisa feita na universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores o perigo está nos primeiros dois anos do casamento. É principalmente nesse período que os casais têm o dobro de chance dos solteiros de se tornarem obesos.
Os dados mostram que as mulheres engordam mais que os homens. Além disso, os dois motivos mais citados como desculpa pelos quilinhos a mais são: relaxamento com a aparência física - já que o parceiro é definitivo - e o fato das refeições serem um momento importante para a vida social do casal. A pesquisa que foi divulgada este mês ouviu sete mil homens e mulheres casadas.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

DIA DO AMIGO

Hoje é dia Internacional do Amigo!!!

Deixo aqui meu carinho e agradecimento a todos os meus amigos do dia-a-dia, amigos que não vejo faz tempo, amigos do Blog e amigos da Família Globo.
Desejo a todos muita paz, harmonia e felicidade!!!
Obrigada pelo carinho de sempre!!!

"Amigo é uma alma que habita em dois corpos" (Sócrates)

domingo, 19 de julho de 2009

UM DOMINGO PARA REFLETIR


Simplesmente Flores...

A natureza não faz nada em vão. (Aristóteles)


sexta-feira, 17 de julho de 2009

DIABETES

O diabetes é uma doença que eleva a quantidade de glicose no sangue e é bom ficar de olho em alguns sintomas: cansaço, vontade de urinar com frequencia, ganho ou perda de peso, vista embaçada e muita fome ou sede podem ser os primeiros sinais de atenção. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia lançou a campanha "Respeite os limites da sua glicose" e dá o alerta: é preciso ficar atento, pois em muitos casos a doença passa despercebida e só é descoberta anos depois.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2000 o Brasil tinha 2,6 milhões diabéticos e a previsão é de que em 2030 esse número chegue a mais de 11 milhões. Os fatores que mais contribuem para o aparecimento da doença são má alimentação, o estresse e falta de exercício físico.


Fonte: RJTV

quarta-feira, 15 de julho de 2009

ATESTADO MÉDICO PODERÁ SER MAIS COMPLETO PARA EVITAR RISCOS À SAÚDE DURANTE ATIVIDADES FÍSICAS


A Sociedade Brasileira de Cardiologia quer que os médicos façam atestados mais completos para evitar riscos à saúde nas academias.

Dizer apenas se a pessoa pode ou não praticar exercícios não basta. Com base em relatos de pacientes que passaram mal e até de mortes em academias, a Sociedade Brasileira de Cardiologia passou a defender que os atestados médicos sejam padronizados e deixem bem claro os limites de cada um antes de começar o exercício.Um atestado seguro é feito depois de consulta médica e eletrocardiograma, para detectar problemas no coração.

Quem tem mais de 35 anos ou pretende treinar para competir deve fazer também um teste ergométrico, aquele da esteira. Os exames médicos devem vir antes dos testes físicos. O ideal é que o atestado indique o número de batimentos cardíacos que não pode ser ultrapassado e os exercícios adequados para cada pessoa.


DIVIDIR REMÉDIO AO MEIO PODE FAZER MAL À SAÚDE


Você costuma partir os remédios ou abrir as cápsulas antes de engolir? Cuidado. Quando um remédio é cortado, amassado ou triturado, a dosagem pode ser alterada e também a maneira como o organismo absorve o medicamento. Por isso, a recomendação é que o remédio seja consumido da maneira que vem na embalagem.
“Se você fizer uma partição no medicamento, isso pode ter uma dosagem a mais ou a menos. Isso é prejudicial ao paciente”, diz o presidente do Conselho Regional de Farmácia, Carlos Bragança.
“Já existem alguns estudos que mostram que quando você corta um comprimido ao meio, ele não necessariamente tem a mesma concentração nas duas metades, podendo ter uma variação muito grande, e conseqüentemente o efeito vai variar muito”, diz o farmacêutico Helder Mauad.
O professor da Universidade Federal do Espírito Santo diz também que é perigoso quando o remédio é triturado ou quando a substância é retirada da cápsula. Isso muda a maneira como o organismo absorve o medicamento. Alguns remédios são feitos para agir aos poucos, mas quando são triturados, vai tudo de uma vez para o organismo.
“Então isso pode acarretar obviamente a uma overdose, trazendo uma série de efeitos colaterais, e não é atingido o objetivo do tratamento inicial. É muito perigoso”, diz o professor.
Por isso, a orientação é só alterar o remédio se o médico indicar. O professor explica o que fazer se o comprimido for muito grande, difícil mesmo de engolir: “Essas pessoas devem retornar ao médico e ele vai orientar a substituir a apresentação de um comprimido por uma forma líquida”, explica.

Fonte: Bom Dia Brasil

terça-feira, 14 de julho de 2009

JAPONESES MOVEM OBJETOS COM A FORÇA DO PENSAMENTO


Uma tecnologia desenvolvida no Japão poderá representar um avanço espetacular para milhões de pessoas com problemas motores e tudo graças à força do pensamento.

A cadeira de rodas parece se movimentar sozinha. Anda para a frente, desvia de obstáculos sem que o cientista toque em nada. Ela é impulsionada por um motor, mas a direção é comandada pelo cérebro. Uma espécie de touca tem sensores em contato com o couro cabeludo e consegue ler três pensamentos. Quando o pesquisador quer que a cadeira vá para a frente, ele imagina que está caminhando. Para virar à direita, pensa na mão direita se fechando. Para o lado esquerdo, a mão esquerda se fechando. As alterações nas ondas cerebrais são captadas pela touca. A informação vai para um computador, que manda a ordem para a cadeira. Todo esse processo leva 125 milésimos de segundo. Ou seja, pensou, a cadeira obedeceu imediatamente.

Esta pesquisa vai ajudar a superar uma barreira: desenvolver uma tecnologia que possa ser usada por todo o mundo. As ondas cerebrais variam de pessoa para pessoa. Este equipamento consegue captar as diferenças. Em no máximo dez minutos, ele se adapta ao usuário e passa a entender o que ele deseja. O professor Kyuwan Choi disse que o objetivo da pesquisa é ajudar pessoas com paralisia, mas pode servir para, no futuro, comandar outros equipamentos e até jogar jogos eletrônicos sem usar as mãos.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

MEL PODE AJUDAR A COMBATER INFECÇÕES HOSPITALARES


Um estudo realizado na Austrália mostrou que uma variedade de mel típica da Oceania pode ser um eficiente agente no tratamento de infecções de pele e no combate a infecções hospitalares.
Cientistas da Universidade de Sydney descobriram que o mel neo-zelandês conhecido como Manuka contém uma substância altamente tóxica para bactérias, chamada metilglioxal.

"A superbactéria conhecida como MRSA, que é resistente a vários tipos de antibiótico e pode provocar várias infecções graves em hospitais, é altamente sucetível ao mel", explicou à BBC Dee Carter, um dos autores do estudo.

Segundo o cientista, em tese, o metilglioxal também seria tóxico aos seres humanos. "Mas há outras substâncias no mel que evitam que ele seja tóxico para as células humanas, ao mesmo tempo em que promove a destruição das bactérias", disse.

Propriedades probióticas
Os pesquisadores esperam que, no futuro, produtos esterilizados à base de mel possam substituir pomadas antibacterianas e anti-sépticas no tratamento de cortes, queimaduras, picadas de inseto e outras doenças de pele.

Mas Carter reconhece que ainda são necessários novos estudos para provar a médicos que o mel Manuka pode ser um poderoso medicamento alternativo.
"Precisamos da ciência por trás disso, e é o que estamos fazendo. Médicos não querem ouvir falar de algo que pode soar como coisa de curandeiro. Eles querem algo com validação científica", disse.

Outros pesquisadores australianos acreditam que os benefícios do mel vão além do tratamento de problemas de pele.

Estudos realizados no país examinaram as propriedades probióticas do alimento, que possui uma parcela de carboidratos que são "quebrados" no intestino delgado, enquanto o resto passa sem ser digerido até o intestino grosso.
"Com o processo, esses açúcares estimulam o desenvolvimento de bactérias saudáveis no intestino, o que por sua vez ajuda a prevenir o acúmulo de toxinas", explicou à BBC a especialista em alimentos Rosie Stern.Segundo ela, isso ajuda a evitar males como o câncer intestinal, a síndrome do intestino irritável, a doença de Crohn e a colite ulcerativa.

Fonte: G1

domingo, 12 de julho de 2009

UM DOMINGO EM FAMÍLIA

Simplesmente Flores...


A amizade é um amor que nunca morre.
(Mário Quintana)


sexta-feira, 10 de julho de 2009

APRENDA A CONSERVAR OS ALIMENTOS POR ATÉ 6 MESES

Essa matéria foi exibida pelo jornal Hoje, da TV Globo, e explica com detalhes como fazer para conservar os alimentos por mais tempo sem que eles percam seus nutrientes. Parabéns a repórter Liliana Junger e a todos os envolvidos nesta matéria. Adorei! Para ter detalhes do passo a passo de como fazer o branqueamento vela a pena entrar no site do jornal e ver a matéria na íntegra (veja a matéria).

Uma técnica conhecida como branqueamento, provoca um choque térmico nos alimentos. Essa mudança na temperatura da água preserva os nutrientes e evita o desperdício. Apesar de dar um pouquinho de trabalho, vale a pena.

Frutas maduras, mas no ponto certo. Só podem passar pelo branqueamento as que têm consistência firme como a maçã e a pêra. Já o abacaxi, o kiwi, e mamão desmancham no meio do processo. Lave bem e corte as frutas. O limão não deixa que as frutas cítricas fiquem escuras. Assim que você cortar a fruta, coloque algumas gotas de limão dentro da água fervente. Isso evita a oxidação. Use peneira ou escumadeira para colocar os alimentos na água. O tempo vai depender do tipo de alimento e sua textura. Dê o choque térmico mergulhando em água gelada. Depois retire, deixe escorrer ou seque com papel toalha e coloque num saquinho plástico. É necessário retirar todo excesso de ar, para não danificar o alimento. A água poderá ser aproveitada até seis vezes.

Tempo dos alimentos na água fervente:
Couve-flor - 3 minutos
Cenoura - 3 minutos
Brocólis - 3 minutos
Batata - 2,5 minutos
Baroa - 3 minutos
Ervilha - 1'30 minutos
Vagem - 2 minutos
Maçã - 3 minutos
Pera - 1,5 a 2 minutos
O tempo na água gelada é mais ou menos o mesmo. Ou quando sentir que o alimento esta completamente frio.


quarta-feira, 8 de julho de 2009

CAFÉ É APREENDIDO NA MALÁSIA POR CONTER A MESMA SUBSTÂNCIA DO VIAGRA

As autoridades da Malásia confiscaram 900 caixas de café que continham um ingrediente secreto, o citrato de sildenafil (princípio ativo do Viagra), em Kuala Lumpur, segundo reportagem do jornal local "The New Straits Times".
De acordo com o relatório do Ministério da Saúde, o café era vendido com a promessa de ser um estimulante sexual. Ao todo, as caixas continham cerca de 9 mil pacotes de café --o produto estava avaliado em US$ 20 mil.
O Viagra é vendido legalmente na Malásia, mas os pacientes que sofrem de disfunção erétil precisam de receita médica. O sildenafil é uma substância vendida de forma controlada por causa dos riscos que ela representa para as pessoas que sofrem de doenças cardíacas e de pressão alta. "As investigações revelaram que o distribuidor tentou enganar o público, afirmando que o café misturado poderia proporcionar mais energia, além de ser benéfico para os homens", disse o porta-voz do Ministério da Saúde da Malásia.

Fonte: G1

terça-feira, 7 de julho de 2009

EXERCÍCIOS INTENSOS E DE CURTA DURAÇÃO PODEM SER TÃO EFICIENTES QUANTO TREINAMENTOS CONVENCIONAIS


Hoje em dia um dos grandes desafios para quem quer praticar exercícios físicos é a falta de tempo. Acredito que esta matéria publicada na revista Época possa ajudar a incentivar quem sempre culpou o tempo, ou a falta dele, para continuar com uma vida sedentária. Abaixo publico apenas um pequeno trecho da matéria. Se você se interessar pelo assunto vale a pena ler a matéria completa...

Pesquisador em busca da menor quantidade de exercício necessária para a boa saúde dá uma boa notícia: estudos sugerem que exercícios intensos e de curta duração podem ser tão eficientes quanto os treinamentos convencionais
"As recomendações de hoje sobre fazer as atividades físicas são baseadas em evidências científicas indiscutíveis, mas 50%, 60% da população não as estão ouvindo", afirma Martin Gibala, diretor do Departamento de Cinesiologia da Universidade McMaster em Ontário, no Canadá. "Se dermos às pessoas uma alternativa e pelo menos 15% a adotarem, poderemos até diminuir o gasto com o sistema de saúde".

A opção estudada por Gibala e seu grupo com o objetivo de tirar as pessoas do sedentarismo é o exercício intenso e de curtíssima duração – de minutos apenas. "Houve um tempo em que a literatura científica dizia que o únido jeito de obter resistência era fazendo atividades que exigiam resistência", diz Gibala. "Mas há cada vez mais evidências de que os treinos intensivos podem ter os mesmos efeitos benéficos".

Em sua última pesquisa, o especialista analisaram a reação do organismo de estudantes universitários a duas rotinas de treinamento diferentes. O primeiro grupo andava em uma bicicleta ergométrica por 90 a 120 minutos em um ritmo mediano. O outro grupo andava ao máximo de sua resistência por 20 a 30 segundos, descansava por 4 minutos e repetia o esforço extremo seis vezes – num total de cerca de 6 minutos de exercício por sessão. "O lado negativo é que dói e pode ser desconfortável. Mas dura pouco", diz Gibala.

As sessões aconteciam três vezes por semana e, depois de dois meses, o pesquisador concluiu que todos os estudantes apresentavam igual melhora de resistência.

ALIMENTAÇÃO PODE INFLUENCIAR O HUMOR



Li esta matéria na revista Época e já fiquei com vontade de ler o livro A Dieta do Bom Humor, da nutricionista Sonia Tucunduva Philippi. Abaixo publico alguns trechos da matéria...

A alimentação pode contribuir muito para a melhora ou piora do humor das pessoas. Confira o que comer quando estiver estressado, precisar de mais ânimo ou de descanso e saiba que o chocolate, em poucas quantidades, é um dos melhores amigos do bom humor .

Que mulher nunca mergulhou numa caixa de bombons quando se sentiu rejeitada ou na mais terrível TPM? Comer para tentar resolver problemas psciológicos é um dos maiores dramas da humanidade porque, invariavelmente, acaba gerando problemas de saúde, especialmente a obesidade. Segundo a nutricionista Sonia Tucunduva Philippi, autora do livro A Dieta do Bom Humor, a forma de saborear os alimentos e os ingredientes escolhidos têm um papel relevante no bem-estar.

Pode parecer banal, mas comer devagar é um fator fundamental para não exagerar. De acordo com Sonia, o tempo mínimo para finalizar uma refeição é de 20 minutos, período necessário para que o cérebro receba a informação de saciedade. Comer rápido, portanto, significa comer mais durante esses minutos - e perceber a saciedade muito depois do que deveria. Para ajudar a contornar o mau hábito de comer rápido, tente apoiar os garfos no prato enquanto mastiga - lentamente.

O ambiente calmo, a mastigação lenta e a experiência sensorial da refeição - sabores, texturas, aromas e cores - ajudam a desestressar. Alguns alimentos também. Segundo a especialista, que é professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, o chocolate - um dos grandes vilões das balanças - pode ter influência positiva sobre o humor, desde que ingerido em pequeníssimas porções. Para ela, 30 gramas são o suficiente. O espinafre teria uma ação antidepressiva; o leite, relaxante; talos de verduras verdes diminuiriam a irritação e a banana aumentaria a sensação de bem-estar.

O que comer quando se sentir triste ou deprimido, em vez da caixa de bombons?

O chocolate pode ser comido, desde que em pequenas quantidades. Ao se sentir triste ou deprimida, a pessoa deve buscar apoio, mas não em caixa de bombom. Se comer muito, pode engordar demais e ter ainda mais um problema com que se preocupar. Se for impossível não comer, faça deste um momento único, mastigando lentamente e apreciando o sabor com prazer. Dê preferência aos chocolates amargos, meio amargos e sem recheio. A atividade física ajuda a liberar serotonina, substância que oferece um tipo de compensação sensorial comparável à do chocolate, com a vantagem de não ter contraindicação.
Alimentos como brócolis, espinafre e folhas verdes escuras, além de pimenta, aveia, leite, banana madura, manga, melão, frutas secas, laranja, maracujá, jabuticaba, alface e peixes também podem ser consumidos para ajudar a diminuir a necessidade por chocolate e melhorar o humor.

O que comer na TPM, em vez de doces?

Na TPM, as mulheres devem consumir mais cereais integrais (centeio, trigo integral e soja); nozes, amêndoas, avelãs, castanhas-de-caju, castanhas-do-pará e amendoins; espinafre, agrião, rúcula, couve, salsinha e alface; óleo de soja, azeite de oliva; peixes de água fria, como o salmão e o bacalhau; frutos do mar; leites e queijos brancos. Alguns nutrientes presentes nesses alimentos, como magnésio, zinco, cálcio, ácidos graxos, vitamina A, B6 e E, ajudam a combater os sintomas da TPM. Há evidência científicas de que uma substância chamada lactucina, presente nos talos das verduras e legumes, pode agir como calmante e diminuir a irritação no período pré-menstrual.

O que comer quando se precisa trabalhar e produzir intensamente, em vez do café?

As atividades diárias como trabalhar, praticar esportes, comer e dormir devem ser planejadas de forma equilibrada. Quando houver necessidade de aumentar a intensidade de trabalho, seu corpo gastará mais energia. Por isso, deve-se aumentar o consumo de todos os alimentos da dieta, mas de forma harmônica. O café é uma bebida estimulante, que contém cafeína e não deve ser ingerida em excesso - mais do que 5 xícaras por dia ou até menos, de acordo com a sensibilidade da pessoa à substância.

O que comer quando se sentir estressado, em vez de fumar?

Quem quer ter boa saúde deve evitar o fumo e o álcool. O estresse pode aparecer em situações diversas e a pessoa deve saber lidar com ele sem usar o alimento ou o cigarro para esta finalidade. A organização das atividades de trabalho, momentos para atividade física e lazer e uma alimentação equilibrada são essenciais para a prevenção e a redução do estresse.

O que comer quando se está mal humorado?

Para reduzir o mau humor, alimentos como brócolis e aveia, que contêm triptofano, podem auxiliar a levantar o astral. Outros alimentos, como o espinafre, têm uma possível ação antidepressiva; o leite produz um efeito relaxante sobre toda a musculatura e a banana estimula a produção de serotonina. Esses alimentos dão ao corpo uma sensação de bem-estar. Uma alimentação saudável, com a presença de todos os grupos alimentares da pirâmide, sempre contribui para uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, melhor humor.

O que comer ou beber para manter-se cheio de energia?

O chocolate tem influência sobre nossas atividades e humor, uma vez que pode aumentar a síntese de serotonina, proporcionando sensação de bem estar ao organismo. Uma barrinha de chocolate de 30 gramas é o suficiente. Mais do que isso, devido ao alto valor calórico, pode ser prejudicial.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

ESCOLA PARA SURDO-CEGOS


Li esta matéria na revista Marie Claire e fiquei contente em conhecer um pouco sobre essa instituição. Espero que um dia as escolas e os profissionais de educação possam estar preparados para receber todo e qualquer aluno...

Escola Ahimsa - especializada no atendimento de surdo-cegos da primeira infância à vida adulta.

Tudo começou meio por acaso. Há 11 anos, a captadora de leilões Marília Ferri Aidar, 59 anos, pôs à venda um sítio que tinha perto de São Paulo. Filha única, tinha acabado de perder o pai e a mãe estava doente. 'Achei que a venda era a melhor solução', diz. Uma das interessadas na compra era mãe de uma criança surda e cega, aluna da Ahimsa, única escola no país especializada no atendimento de portadores da surdo-cegueira. Marília desconhecia a existência da doença e quis saber mais. Descobriu que Ahimsa significa 'não violência' em sânscrito e que a escola, uma associação sem fins lucrativos criada em 1991 por 26 profissionais que trabalhavam com a multideficiência, enfrentava problemas sérios, que iam de instalações precárias à falta de verba. Ainda assim, a instituição, localizada na Vila Mariana (Zona Sul de São Paulo), atendia 40 crianças e tinha outras 70 na fila de espera.

Comovida, Marília teve um impulso: doou o sítio, avaliado em R$ 150 mil. 'Fiquei muito tocada com o que ouvi. Decidi conhecer a Ahimsa e fiz a doação na hora.' Ela contratou um arquiteto para projetar uma nova sede para a escola, no sítio. Mas o imóvel, localizado em área de mananciais, teve a construção vetada por lei. Ainda assim, não desistiu: o sítio tornou-se um espaço para festas e encontros da Ahimsa. E Marília, já totalmente envolvida com a causa, alugou uma casa ao lado da sede original e patrocinou uma ampla reforma nos dois prédios, ao custo de quase R$ 250 mil. Ainda hoje, banca cerca de R$ 10 mil por mês para cobrir despesas de aluguel, parte dos salários de funcionários e custos administrativos da Ahimsa. O que falta para manter o trabalho vem de convênios com os governos estadual e municipal de São Paulo, além de doações esporádicas e contratações para consultorias pelo Brasil.

A escola, que tem 45 bolsistas, atende 200 surdo-cegos, entre crianças, adolescentes e adultos, e conta com orientação e metodologia da Fundação Hilton Perkins, de Boston (EUA). A surdo-cegueira é a deficiência simultânea (congênita ou adquirida) de audição e visão, havendo, em alguns casos, resquícios de uma delas. O tato é fundamental para a elaboração da linguagem e o desenvolvimento do sentido predominante (audição ou visão). A Ahimsa cuida não apenas dos portadores da deficiência, mas também orienta os pais em relação à aprendizagem de uma comunicação própria com os filhos. Muitas vezes, os educadores começam o trabalho pela casa da família, já que alguns deficientes não têm convívio social. E os familiares não sabem lidar com o problema.

Tempo, determinação, paciência e amor são ingredientes para o domínio da linguagem que será usada para o ensino da matemática, português, ciências e outras disciplinas. Além de possibilitar a comunicação e dar autonomia ao surdo-cego, a Ahimsa ensina artesanato em papel e reciclagem, e ainda conta com uma padaria-escola para profissionalizar jovens e adultos

MÚSICA PODE CURAR DEPRESSÃO E OUTRAS DOENÇAS


Durante um ano e oito meses, a musicoterapia foi testada com 200 pacientes que sofriam com depressão, insônia, hipertensão, disritmia e palpitação cardíaca e até a chamada síndrome de broken heart, coração partido, em bom português, dor de cotovelo.
A chefe de equipe de pesquisadores Vera Brands explica que muitas moléstias são derivadas da mente, é aí que entra a música como remédio. A música é forma mais natural de curar o cérebro, é uma espécie de homeopatia mental, diz ela.
Como em qualquer tratamento médico, neste tipo de terapia, o remédio deve ser prescrito numa dosagem exata. No caso de música, não dá para colocá-las dentro de uma caixinha, por isso elas vem gravadas num aparelhinho. No caso de Diana são 70 doses de músicas para serem consumidas duas vezes ao dia, durante cinco semanas. Cada vez que o paciente ouve a música ela se paga automaticamente. No final do tratamento o aparelhinho está vazio, isso evita superdosagem.
As composições exclusivas misturam instrumentos clássicos como violão e piano com o som do vento, o canto dos pássaros e a voz humana.
O tratamento foi aprovado pelo ministério da saúde da Áustria. Os pesquisadores austríacos planejam agora criar farmácias musicais, onde as pílulas sonoras poderão ser adquiridas como qualquer remédio.
Para o cardiologista gaúcho Milton Maltz, que há quase 30 anos trabalha em Londres, qualquer música faz bem ao corpo e a mente.
“Ajuda a diminuir o nível de pressão arterial, o batimento cardíaco, o nível de ansiedade da pessoa, a pessoa vai se sentir mais relaxada e o mais importante, não tem efeito colateral e só faz bem”, diz Milton Maltz, médico.

Fonte: Jornal Hoje

domingo, 5 de julho de 2009

UM DOMINGO DE SONHOS

Simplesmente Flores...



“Não é por que tá muito frio, não é por que tá muito calor
O problema é que eu te amo
Não tenho dúvidas que com você daria certo
Juntos faríamos tantos planos
Com você o meu mundo ficaria completo
Eu vejo nossos filhos brincando
E depois cresceriam, e nos dariam os netos(...)
Não é por que eu quis e eu não fiz

Não é por que não fui e eu não vou
O problema é que eu te amo
Não tenho dúvidas que eu queria estar mais perto
Juntos viveríamos por mil anos
Por que o nosso mundo estaria completo
Eu vejo nossos filhos brincando
Com seus filhos que depois nos trariam bisnetos
Não é por que eu sei que ela não virá que eu não veja a porta já se abrindo
E que eu não queira tê-la, mesmo que não tenha a mínima lógica esse raciocínio
Não é que eu esteja procurando no infinito a sorte
Para andar comigo
Se a fé remove até montanhas, o desejo é o que torna o irreal possível
Não é por isso que eu não possa estar feliz, sorrindo e cantando
Não é por isso que ela não possa estar feliz, sorrindo e cantando
Não vou dizer que eu não ligo, eu digo o que eu sinto e o que eu sou
O problema é que eu te amo
Não tenha dúvidas, pois isso não é mais secreto
Juntos morreríamos, pois nos amamos
E de nós o mundo ficaria deserto
Eu vejo nossos filhos lembrando
Com os seus filhos que já teriam seus netos”

(Trecho da música: Meu mundo ficaria completo - com você
Composição: Nando Reis)


sábado, 4 de julho de 2009

CRIANÇAS TAMBÉM SOFREM COM COLESTEROL ALTO


Uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com 1.937 crianças e adolescentes entre dois e 19 anos atendidos no Hospital das Clínicas da universidade constatou que quase metade deles possui índices altos de colesterol e triglicérides.


Segundo o estudo, realizado entre 2000 e 2007, 44% dos pesquisados apresentaram índices elevados de colesterol.

A pesquisadora responsável, Eliana Cotta de Faria, do Departamento de Patologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, atribui os altos índices a fatores de risco como sedentarismo, má alimentação, obesidade e diabetes, além da hereditariedade.

De acordo com a pesquisa, 44% das crianças entre dois e nove anos apresentaram valores alterados do colesterol total, 36%, do LDL (colesterol ruim) e 56%, dos triglicérides. Os altos índices de triglicérides estão associados a um risco maior de doença coronariana.

O resultado foi muito similar no grupo dos adolescentes e jovens de dez a 19 anos. "Não é de se estranhar que a população hospitalar tivesse índices um pouco mais altos. Mas não imaginávamos que estes índices seriam tão altos", diz Faria.

Não há dados brasileiros sobre a taxa de colesterol entre crianças e adolescentes, e, segundo Ieda Jatene, presidente do departamento de cardiologia pediátrica da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) não é possível extrapolar os números encontrados na Unicamp para o resto do país.



Gordura trans

Para Roseli Sarni, pediatra e presidente do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, uma das explicações para os níveis elevados de colesterol, além de maus hábitos alimentares em geral, é o mau entendimento dos rótulos de produtos com gordura trans. "Quando a mãe lê zero, ela entende que o alimento é livre desse tipo de gordura, o que não é verdade", diz. A legislação admite que o fabricante diga que seu produto tem "0% de gordura trans" quando tem até 0,2 g do elemento por porção. Com isso, a criança é liberada a consumir alimentos com esse tipo de gordura.

A prevenção, segundo Eliana Faria, começa com o estilo de vida da família, que é transposto para a realidade da criança. "Uma criança não pode decidir comer mais legumes se os pais não compram legumes", diz.

Para diminuir os níveis de colesterol no sangue, devem ser priorizados dieta balanceada e exercícios físicos. É preciso estimular o consumo de frutas, verduras, legumes e peixes marinhos, reduzir o consumo de óleos, açúcares e gorduras e preferir alimentos integrais.

As mudanças, no entanto, não devem ser drásticas, pois a criança pode ficar ainda mais resistente em mudar sua alimentação. "Começamos com uma mudança quantitativa, para depois fazer a qualitativa", diz Sarni. Isto é: o recomendado é reduzir alimentos que aumentam o colesterol ruim, para, gradativamente, substituí-los por opções mais saudáveis.



Fonte: Folha On Line




sexta-feira, 3 de julho de 2009

ALIMENTOS AJUDAM A REDUZIR SINTOMAS DA MENOPAUSA

Mulheres com mais de 50 anos participaram de uma pesquisa sobre a menopausa. Durante três meses elas seguiram uma dieta desenvolvida por nutricionistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mais da metade das mulheres acompanhadas relataram que houve melhoria em três sintomas da menopausa: irritabilidade, insônia e ondas de calor.

“Houve também uma redução em relação ao peso, às taxas de colesterol e uma melhora importante na função intestinal”, diz Graça Morais, nutricionista.

A dieta tenta compensar o que 30 milhões de brasileiras perdem gradativamente entre os 35 e os 65 anos de idade, a produção de estrógeno. A dieta se baseia no consumo diário de azeite de ervas, de uma mistura de soja, linhaça e gergelim e também do consumo diário de um suco feito à base de couve. Tudo muito simples.

O suco frutas é feito com duas folhas de couve. Antes de bater no liquidificador, escalde a couve levemente. Além de refrescante, o suco limpa, desintoxica o organismo e tem cálcio, importante para evitar o desgaste ósseo na menopausa.

O pó nutritivo tem partes iguais da linhaça, do gergelim e do grão de soja, rico em isoflavonas que ajudam no controle das ondas de calor. É só torrar por cerca de cinco minutos, triture tudo e misture duas colheres de chá nas refeições.

E nas saladas azeite extra-virgem preparado com três dentes de alho picados, uma colher de chá de orégano, de manjericão e de alecrim tem vitaminas e sais minerais importantes para o aumento da imunidade.


Fonte: Jornal Hoje


quinta-feira, 2 de julho de 2009

MATE AJUDA A ELIMINAR O COLESTEROL RUIM E A PREVENIR DOENÇAS COMO O CÂNCER


Inspirados pela onda de chás vindos do Oriente, como o chá verde e o chá branco, pesquisadores resolveram investigar se o chá nativo do Brasil – e de outros países marcados pelos pampas, como Uruguai, Paraguai e Argentina – ofereceria benefícios ao organismo. E eles acharam vários.
Na Universidade Federal de Santa Catarina, os cientistas notaram que três doses de cerca de 300 ml diários - quase 1 litro por dia - são capazes de diminuir em 13% o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).
“Essa ação foi observada em amostras de sangue de 100 voluntários que incluíram a bebida nas refeições durante 60 dias”, explica o farmacêutico-bioquímico Edson da Silva.
Ele especula que isso se deve às saponinas, substâncias que funcionam como uma espécie de detergente e reagiriam com ácidos biliares, impedindo a absorção da gordura pelo intestino. O mesmo efeito anticolesterol foi confirmado por um trabalho conduzido por pesquisadores da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no interior do estado — mas este realizado em cobaias.
“Além da queda nas taxas de colesterol, notamos que os níveis de triglicérides e açúcar baixaram”, relata um dos autores, o biólogo Marcelo Ribeiro.
“Também percebemos uma diminuição de aproximadamente 4% no peso dos animais”, completa sua colega Patrícia Carvalho, especialista em ciência dos alimentos.
Do outro lado do mundo, mais precisamente na Coréia do Sul, cientistas da Universidade de Yonsei acabam de chegar à mesma constatação: a suplementação com erva-mate na dieta de ratos diminuiu o peso, a gordura abdominal e a glicose.
“Ou seja, o mate é uma opção promissora na prevenção de doenças do coração”, resume a nutricionista Maria Gandini, da RGNutri Consultoria Nutricional, em São Paulo.

Vantagens
Além de prevenir placas nas artérias, a erva-mate combate radicais livres, moléculas que surgem naturalmente no organismo e que promovem a deterioração das células. Com isso, pode-se dizer que a infusão auxiliaria na prevenção de câncer — algo, aliás, já observado pelos cientistas da Universidade São Francisco.
Fique sabendo mais esta: uma xícara de chá-mate depois do almoço cai muito bem. “Há indícios de que a infusão auxilie nos movimentos do intestino, favorecendo a digestão”, explica o farmacêutico- bioquímico Geraldo Coelho, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
“Ela também estimula a produção da bile, líquido produzido pelo fígado e responsável por digerir gorduras”, complementa Patrícia Carvalho.
Para obter todas essas vantagens, Edson da Silva sugere: “Faça a infusão, aguarde dez minutos, coe e beba um copo e meio, três vezes ao dia”, recomenda. O prazo de validade da preparação é 24 horas. Mais do que isso, adeus, benefícios. Você também pode variar na bebida e aproveitar as folhas para preparar sucos. Tire o mate do escanteio e aproveite seus benefícios.

Fonte: Saúde

quarta-feira, 1 de julho de 2009

ESTUDO MOSTRA QUE FAZER SEXO DIARIAMENTE MELHORA A QUALIDADE DO ESPERMA.

A pesquisa do Sydney IVF, um centro de tratamento de infertilidade, foi apresentada em Amsterdã, na Holanda, durante um seminário da Sociedade Europeia para Reprodução e Embriologia.

Os pesquisadores analisaram 118 homens com problemas de infertilidade e os resultados apontam que oito em cada dez participantes apresentaram uma melhora média de 12% nos danos do DNA do esperma depois de sete dias de ejaculação diária.

Além disso, o esperma também se tornou mais ativo durante a semana de análise, com um pequeno aumento na mobilidade.

O estudo observou ainda uma queda no número de espermatozóides no sêmen de 180 milhões para 70 milhões durante o período. Segundo os pesquisadores, apesar da queda, os homens permaneceram no nível normal de fertilidade.

Danos
O pesquisador David Greening, que liderou o estudo, disse que o conselho geral para os casais tem sido o de fazer sexo a cada dois ou três dias.

Ele explica, no entanto, que a melhora na qualidade do esperma observada a partir da ejaculação diária poderia ser explicada pois os espermas acumulados durante dias podem apresentar mais deformações pois ficam expostos a radicais livres durante o tempo em que ficam armazenados nos epidídimos - pequenos canais localizados nos testículos.

Segundo Greening, apesar dos resultados promissores, mais testes são necessários para identificar se os benefícios da ejaculação diária podem ser observados também em homens sem problemas de infertilidade.

Ele alerta que fazer sexo todos os dias por muito tempo - um período de 15 dias, por exemplo - poderia reduzir demais o número de espermatozóides.

Greening explica que "muito sexo diário" é recomendado no período de ovulação da mulher para aumentar as chances de gravidez.

De acordo com o pesquisador, os resultados do estudo podem ter implicações para casais que estão fazendo tratamento de fertilização in vitro. Isso porque os homens que passam por esse tipo de tratamento são aconselhados a não manter relações sexuais por pelo menos dois dias para aumentar o número de espermatozoides na hora da ejaculação.

Casos individuais
Segundo o especialista em fertilidade Alan Pacey, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, a descoberta de que ejaculações diárias melhoram as chances de gravidez é interessante, mas seria errado pensar que esse é o caso para todos os homens.

"Por exemplo, para homens que já possuem pouca quantidade de esperma, as ejaculações diárias podem reduzir ainda mais esse total e apesar de o esperma ser mais saudável, o número reduzido pode impedir as chances de uma concepção normal", disse Pacey.

Ele afirma ainda que o melhor conselho geral para casais que estão tentando engravidar naturalmente seria "manter relações a cada dois dias para garantir a saúde do esperma em cada ocasião".

Greening explica ainda que esse conselho pode ser diferente para homens que estão se preparando para tratamentos como a fertilização in vitro. Segundo ele, exames que medem os danos no DNA do esperma podem alterar a recomendação médica sobre a frequência das relações sexuais.

Fonte: G1

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO