quinta-feira, 18 de junho de 2009

DEFICIENTES VISUAIS VÃO PODER LER TEXTOS DA INTERNET EM TEMPO REAL


Li esta informação no G1 e fiquei feliz em saber que o deficiente visual vai poder contar com mais uma ferramenta que o possibilita ter acesso à informação. Parabéns aos pesquisadores da Universidade Estadual Paulista pela invenção...

Pesquisadores brasileiros da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto, desenvolveram um sistema para facilitar o acesso de deficientes visuais à internet.

O projeto consiste em um dispositivo capaz de transformar, em tempo real, o conteúdo da web em diferentes sinais do alfabeto braille, que se elevam e abaixam na superfície de um console.

De acordo com a assessoria de imprensa da Unesp, o protótipo da novidade será finalizado ainda no final deste mês. Por isso, ainda não há imagens de divulgação de como funciona o sistema. Na prática, a novidade seria uma superfície “viva”, que traduziria as informações exibidas na tela do computador para pontos em relevo do alfabeto braille.

Com o dispositivo, um deficiente visual poderia acessar textos disponibilizados na internet sem a necessidade de impressoras especiais. Outro benefício é o fato de as informações serem oferecidas no tempo real do acesso à web, segundo a agência Fapesp (ligada à fundação que apoia o projeto).

Machado, professor do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, ressalta que o dispositivo não converte arquivos de texto em áudio, como já fazem outros equipamentos utilizados por deficientes visuais. Além disso, o projeto está focado nos computadores de mesa. “A miniaturização para uso em unidades portáteis, como notebooks, dependerá de desenvolvimentos e investimentos futuros”, disse Machado.

Depois do desenvolvimento do hardware, os especialistas vão testar o uso do dispositivo entre seu público-alvo. Somente depois de finalizados os testes, será possível determinar custos de produção em maior escala. Segundo Machado, as tecnologias envolvidas são todas acessíveis ao parque industrial do país.

* Com agência Fapesp

1 Comentário:

Fernando Lima disse...

Olá!

Seu post foi destacado na home do BlogBlogs!

Abraços

Fernando Lima
BlogBlogs
http://blogblogs.com.br

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO